quarta-feira, 30 de março de 2011

Gigantes vivos da Natureza!

Árvore mais alta do planeta

Uma equipe de cientistas que se dedicou a percorrer as florestas do litoral norte da Califórnia anunciou o descobrimento do ser vivo mais alto da Terra, uma árvore apelidada de Hyperion, que possui pouco mais de 115 metros.
Hyperion e outros três seres de características extraordinárias descobertos recentemente no Parque Nacional Redwood, ao norte de San Francisco, derrubam o "mito" da Stratosphere Giant, a sequóia que até agora ostentava o título de ser vivo mais alto do planeta.

Por enquanto, os cientistas descobriram cerca de 135 sequóias que chegam a mais de 100 metros, segundo disse Chris Atkins, o naturalista que encontrou a Stratosphere em 2000.
O descobrimento surpreendeu os especialistas, já que estes não esperavam encontrar mais árvores deste tamanho em uma zona que durante anos serviu de local de extração para madeireiras e que não cumpre com as condições que até agora tinham sido pensadas como idôneas para abrigar este tipo de árvores gigantes.






Árvore mais volumosa do planeta

A Califórnia é também berço da árvore mais volumosas do planeta, a sequóia gigante General Sherman, no Parque Nacional das Sequóias, é considerado como o ser vivo com a maior biomassa da Terra. Esta sequoia gigante tem 83,8 metros de altura e é a árvore que possui o maior volume líquido estimado de 1.486,6 metros cúbicos. Sua idade é calculada ao redor de 2.500 anos.






Árvore com maior extensão de do planeta

A árvore conhecida como Great Banyan é tão grande, em termos de cobertura da copa, que parece uma pequena floresta.

Localizada no Jardim Botânico de Acharya Jagadish Chandra Bose, na Índia, estima-se que a grande figueira-de-bengala (Ficus benghalensis) tenha entre 200 e 250 anos. Em 1925, o tronco principal teve que ser removido após ser atingido por um raio, sobrevivendo apenas as inúmeras ramificações.
Com suas 2880 raízes aéreas que parecem pequenos troncos, a árvore ocupa uma área de 14.500 m² e consta no livro dos recordes como a maior copa de árvore do mundo.
Uma estrada de 330 metros foi construída ao redor da floresta de uma só árvore que continua se alastrando a cada ano.







Árvore com maior diâmetro de tronco do planeta

Árvore mais famosa do México, a Árvore de Tule se localiza perto da Cidade de Oaxaca. Ela não é a maior nem a mais antiga árvore do mundo, mas tem o status de árvore com maior circunferência, cerca de 50 metros. Sua idade é de aproximadamente 2.500 anos. Enraizada na cidade de Santa Maria del Tule, a árvore de Tule e seus arredores constituem um monumento natural único.